terça-feira, 2 de junho de 2015

Calistenia ! Mude seu corpo com esses exercícios !

     Texto :Delgado Hospitalar 

Você alguma vez na vida já ouviu essa palavra?
A atleta e professora Aline Guimarães diz e possível  que não, mas é provável que você já tenha praticado calistenia algumas vezes na vida. Bem, pelo menos se você não matou todas as aulas de educação física na escola.
Isso porque calistenia nada mais é do que a prática de exercícios físicos usando o peso do próprio corpo. Sim, estamos falando de flexões, barras, agachamentos, abdominais, pranchas etc.
O termo “calistenia” vem do grego, juntando kallos (belo) e sthenos (força). Apesar da origem antiga, os exercícios calistênicos vêm ganhando cada vez mais força nos últimos tempos, impulsionados pela divulgação de vídeos nas redes sociais.
Falando nisso, se você acha que calistenia é sinônimo de exercícios fáceis, para quem “não consegue levantar peso de verdade” na academia, dê uma olhadinha nessa foto abaixo .

Vantagens da calistenia

A grande vantagem da calistenia em relação aos exercícios com pesos e máquinas na academia está no fato de ser um treinamento funcional.
Isso significa que os exercícios calistênicos têm grande utilidade nos movimentos mais praticados em nosso dia-a-dia.
Além disso, como são exercícios compostos, os calistênicos trabalham globalmente o corpo. Na calistenia dificilmente você vai encontrar exercícios isoladores, como os que se costumam fazer na academia, como rosca concentrada ou sentadilha para panturrilhas.
Também por isso a calistenia forma a base de modalidades que estão em voga, como o cross fit e o street workout.
Fique ciente de que você não ficará com o corpo de um bodybuilder, afinal os exercícios calistênicos não são a melhor opção para uma hipertrofia extrema. Por outro lado, se você procura um corpo seco, forte e ágil, a calistenia é uma excelente alternativa à musculação tradicional.
Também há de se considerar o fato de poder praticar os exercícios ao ar livre, em maior contato com a natureza, longe de academias lotadas com tutz tutz tutz de trilha sonora.
Ah, uma última grande vantagem: é totalmente de graça e dá para fazer em praticamente qualquer lugar.

Como começar com a calistenia


começar dominando os exercícios básicos:
  • Flexão
  • Agachamento
  • Barra fixa
  • Prancha
Segundo Aline Guimarães , esses são os quatro exercícios fundamentais para o corpo humano.
Se você já pratica exercícios de força, poderá começar a experimentar versões mais complexas dos quatro exercícios acima, além de incorporar outros mais avançados, como bandeira humana, parada de mão (bananeira), prancha bent, flexão asteca e outros.
O ideal é você só avançar para um nível mais difícil quando estiver se sentindo à vontade, para evitar lesões. Os praticantes da calistenia afirmam que o risco de lesões neste esporte é mais baixo do que na academia, visto que é mais difícil usar cargas em excesso, já que é o próprio peso do corpo que é utilizado.

www.delgadohospitalar.com.br


Sem comentários:

Enviar um comentário